EnergiaHoje | Eólica

Colômbia espera anunciar vencedores do leilão de eólica offshore em 2025

Empresas interessas podem iniciar o envio dos documentos para a fase de pré-qualificação a partir de outubro deste ano

Por Esther Obriem

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Segundo dia do South America Offshore Wind (Foto: Esther Obriem)

As empresas interessadas em participar do leilão de energia eólica offshore da Colômbia poderão enviar os documentos para a fase de pré-qualificação em outubro deste ano. O resultado do certame está previsto para ser anunciado em agosto de 2025.

O head of office de assuntos regulatórios e empresariais do ministério de Minas e Energia da Colômbia, Juan Carlos Bedoya, explicou à BrasilEnergia que os estudos das áreas leiloadas começam a partir de dezembro do próximo ano. Ele participou na manhã de hoje (18) do segundo dia do South America Offshore Wind, realizado no Rio de Janeiro. 

As empresas têm cerca de oito anos para estudar as áreas e decidir se há interesse ou não de desenvolver os empreendimentos. Após a fase de análises, terão 30 anos de concessão marítima, que podem ser renovados por mais 15 anos. 

Cabe lembrar que o certame foi anunciado no ano passado e os prazos do processo foram estendidos para acompanhar as mudanças do setor industrial. O país tem potencial de alcançar 3 GW até 2040 e 9 GW até 2050. Um cálculo do Banco Mundial mostra que a Colômbia pode chegar a 50 GW em projetos eólicos offshore, com expectativa de atração de investimentos aproximados de US$ 27 bilhões.

Bedoya destacou que um dos desafios enfrentados pelo país é a integração dos projetos de eólica offshore com o sistema de transmissão. De acordo com ele, o país não conta com uma subestação “robusta” na costa para atender o sistema.  

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre eólica

Últimas