PetróleoHoje | Inovação

Petrobras anuncia oportunidade no âmbito do Conexões para Inovações

A oportunidade é para membranas de nanofiltração (NF) de alto desempenho para o sistema de injeção de água do mar

Por Fernanda Legey

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Montagem de módulos de nanofiltração (NF) (Foto: Divulgação/Petrobras)

A Petrobras divulgou, na sexta-feira (6), uma oportunidade no âmbito do programa Conexões para Inovação, para o módulo “Aquisições de Soluções”. Desta vez, a oportunidade é para membranas de nanofiltração (NF) de alto desempenho para o sistema de injeção de água do mar.

Neste, a Petrobras busca aumentar a vazão de injeção de água do mar dessulfatada, nas unidades de remoção de sulfato (URS), em suas plataformas marítimas. Para isso, haverá a avaliação de membranas NF de alto desempenho (maior fluxo, resistência química, inibição de biofilme, entre outros aprimoramentos). 

Além disso, a intenção desta oportunidade é aumentar o intervalo entre limpezas clean-in-place (CIP), aumentar a vida útil dos módulos, além de reduzir o consumo de produtos químicos e de água doce para limpezas.

De acordo com a Petrobras, novos produtos estão sendo desenvolvidos e apresentados no mercado, que diferem das membranas NF tradicionais, por causa da mudança de propriedades construtivas destas, caracterizando novas soluções a serem avaliadas.

As técnicas construtivas avançadas possibilitariam, segundo os fornecedores, aumentar a vazão de injeção em plantas existentes, compactar novos projetos, obter maior resistência química e maior deposição salina de biofilme.

O público-alvo do módulo “Aquisição de Soluções” é composto por startups e demais empresas inovadoras de todos os portes, nacionais e internacionais, isoladamente ou em consórcio. Já o público-alvo do módulo “Encomendas Tecnológicas” são empresas ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com reconhecida capacitação tecnológica, histórico de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

O Conexões para Inovação é o programa de inovação aberta da Petrobras. Ele é dividido em sete módulos: Open Lab, Startups, Parcerias Tecnológicas, Transferência de Tecnologias, Aquisição de Soluções, Encomendas Tecnológicas e Residentes.

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre inovação

Últimas