PetróleoHoje | Inovação

Petrobras lança novos editais no programa Conexões para Inovação

As duas oportunidades abertas envolvem sistema diverless para inspeção e limpeza de amarras, bem como software para concepção tecnológica de sistemas de produção de petróleo e gás em modo Peer Assisted.

Por Rosely Maximo

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Limpeza de amarras com o recurso mergulho raso com a ferramenta caviblaster (Foto: Petrobras)

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17/10) o lançamento de duas novas oportunidades abertas no âmbito do programa Conexões para Inovação. As duas estão inseridas no módulo Aquisição de Soluções, sendo uma para sistema diverless para inspeção e limpeza de amarras e a outra para software para concepção tecnológica de sistemas de produção de petróleo e gás em modo Peer Assisted.

No sistema diverless, o desafio consiste em encontrar, implantar e perenizar o serviço de inspeção de amarras (elos) de ancoragem com sistemas robóticos diverless. Estes devem ser operados por ROV, sendo capazes de fazer a limpeza dos elos, inspeção visual, assim como fazer, sem contato, medições geométricas destes.

De acordo com a Petrobras, as atividades de inspeção de amarras feitas com ROVs têm apresentado desempenho insatisfatório, tanto em termos de produtividade e eficiência operacional, como também pela qualidade dos serviços prestados para o escopo demandado no edital.

O prazo final para entrega das propostas para essa oportunidade é dia 27 de outubro. A licitação seguirá o modo de disputa fechado e tem âmbito internacional. As empresas poderão apresentar propostas sozinhas ou em consórcio, e o valor estimado da proposta é de R$ 1,6 milhão.

Já para o desenvolvimento do software, a Petrobras busca uma ferramenta digital que efetue projetos conceituais de sistemas de produção de petróleo e gás através da simulação fenomenológica integrada de reservatórios, escoamento multifásico e processamento primário de petróleo, com a adição de tecnologias que a companhia habitualmente não aplica em seus projetos, bem como soluções inovadoras.

Entre as capacidades esperadas da solução estão simular fontes externas de energia renovável (como eólica offshore, por exemplo) e seus impactos na operação e redução de carbono ao longo da vida útil dos projetos; modelar de forma rigorosa a planta de superfície, estimando seu consumo energético total, ano a ano, e considerando, além dos trens de separação, diferentes tecnologias de tratamento e processamento do gás natural; dimensionar os principais equipamentos do sistema de produção e estimar o seu capex, incluindo poços, equipamentos submarinos, planta de processo e UEP; entre outros.

Segundo descrição do edital, a inovação pode se dar pela aplicação de novas tecnologias em desenvolvimento pela Petrobras ou tecnologias emergentes, até mesmo aquelas ainda não mapeadas. O prazo final para entrega de propostas é dia 1º de novembro e o valor estimado por solução é de R$ 1,2 milhão. A licitação também seguirá o modo de disputa fechada e com abrangência internacional.

Conexões para Inovação

O programa Conexões para Inovação promove iniciativas para intensificar a integração da estatal com o ecossistema de inovação, em especial instituições de ciência e tecnologia, universidades, startups, empresas de diferentes setores e pesquisadores empreendedores, segundo o site da Petrobras.

Ele é dividido em sete módulos: Open Lab, Startups, Parcerias Tecnológicas, Transferência de Tecnologias, Aquisição de Soluções, Encomendas Tecnológicas e Residentes.

 

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre inovação

Últimas