Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022

Framo fornecerá sistema inédito para o Brasil

Grupo está próximo de firmar negócio pioneiro no país, que assegura economia de energia e menor emissão em FPSOs

Por Claudia Araujo Siqueira

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

A Framo Brasil, tradicional fornecedora de bombas para FPSOs, está próxima de fechar seu primeiro contrato para fornecimento do sistema de submerged turbine. A companhia norueguesa não informa o nome do grupo que mantém negociações com foco no Brasil, mas há rumores que a operação será firmada com a Yinson, tendo por objetivo o FPSO Maria Quitéria, que irá operar para a Petrobras no Parque das Baleias, na Bacia de Campos, a partir de 2024.

Oficialmente, a Framo Brasil revela apenas que o negócio contemplará uma unidade de produção que está programada para entrar em operação no país daqui a dois anos. Segundo Ruffo Chiconelli, diretor comercial da Framo Brasil, o contrato para fornecimento do primeiro sistema de submerged turbine deve ser fechado até o final do ano.

Desenvolvido há um ano pelo grupo na Noruega, o sistema regenera a energia de descarga da seawater lift pumps.  O submerged turbine permite uma economia de 20% a 30% de energia, aliada a redução das emissões do projeto.

De acordo com Chiconelli, o sistema já foi apresentado à Petrobras e todas às grandes petroleiras que atuam no Brasil, além das principais operadoras de FPSOs, como Modec, SBM e Yinson. O retorno dos investimentos do submerged turbine, segundo o executivo, é de três anos.

O submerged turbine está sendo apresentado no stand da Framo na Rio Oil & Gas 2022. A empresa participa mais uma vez do evento. 

A Framo fornece bombas de incêndio, seawater lift pumps cargo e balance pumps, além das bombas de injeção de água. O grupo tem contrato firmado para fornecer bombas para os FPSOs de Bacalhau 1, Almirante Tamandaré, Marechal Duque de Caxias, Maria Quitéria, P-78, Alexandre Gusmão e P-79.

A Framo tem colocado mais de US$ 150 milhões em encomendas direcionadas ao mercado brasileiro. O grupo possui três fábricas na Noruega, responsável pela fabricação de todos os equipamentos.

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rio oil and gas 2022

Últimas