Opinião
Leontina Pinto, Jacques Szczupak, Gabriel Torres
Leontina Pinto Engenheira elétrica (UFRJ, 1979), M.Sc. em Engenharia de Sistemas em Otimização (COPPE- UFRJ,1981) e D.Sc. em Matemática Aplicada (IM/UFRJ, 1986). Foi pesquisadora do Cepel, professora da COPPE/UFRJ e da PUC/RJ. É sócia fundadora e diretora-executiva da Engenho Pesquisa, Desenvolvimento e Consultoria desde 1988. Atua há trinta anos em mercados de energia elétrica, desenvolvendo modelos especializados para a operação, planejamento, confiabilidade, comercialização, análise/gestão de riscos, projeção de mercados de energia e simulação de mercados de energia. Possui mais de 300 trabalhos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais, incluindo vários modelos voltados para a inserção de energias renováveis.
Jacques Szczupak Engenheiro elétrico (UFRJ,1964), M.Sc. em Engenharia Elétrica (UFRJ, 1967), Ph.D. em Engenharia Elétrica (Universidade da California, 1975). Foi professor da COPPE/UFRJ, liderou o grupo de Processamento de Sinais do CEPEL e Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-RJ. É Life Fellow do IEEE. Atual como Diretor Técnico da Engenho, trabalhando principalmente em estudos climatológicos e suas associações com a área de energia.
Gabriel Torres, Eng. Técnico em eletrônica (2008), graduado em engenharia eletrônica e de computação (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi bolsista CNPq de iniciação científica de 2011 à 2013 no Laboratório de Processamento de Sinais (LPS) na área de comunicações digitais. Estudou na Universidade de Tampere (TUT) de 2013/08 à 2014/08 como bolsista CNPq pelo programa Ciência sem Fronteiras. Atualmente trabalha na Engenho Pesquisa e Desenvolvimento como assistente de pesquisa na área de estudos em climatologia.
Newsletter Opinião
Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia