Revista Brasil Energia | Bahia Oil & Gas Energy 2024

Crescimento da demanda abre oportunidades para geração de energia

O cenário de aumento no consumo energético do país pode ser muito promissor para as empresas no Brasil, segundo os executivos

Por João Paulo Almeida

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

O futuro da exploração de petróleo no Norte e Nordeste do Brasil foi um dos temas debatidos nesta quinta-feira (23) na Bahia Oil & Gas Energy 2024. Hoje, o Brasil ocupa o 119º no ranking de consumo per capita de energia (KWH/per capita), segundo dados divulgados pela Petrobras. 

Francisco Queiroz, gerente executivo de Terra e Águas Rasas da Petrobras, destacou a importância de buscar novos horizontes exploratórios para o país. Segundo ele, o Brasil vive um aumento no número de consumo de energia e uma diminuição na sua capacidade de produção. 

“Nós temos duas vertentes. De um lado um aumento do consumo de energia, e aqui eu não falo só do petróleo, falo num contexto geral, e do outro uma diminuição da exploração e produção. Hoje podemos afirmar que o país está estático na questão de descobrir novas reservas e explorar”, explicou o gerente.   

José Nilson, gerente de Operações da Bahia da 3R Petroleum, reiterou o aumento visto no consumo de energia, e afirmou que esse horizonte de produção é muito promissor para as empresas no Brasil.

“Acreditamos que o futuro do Brasil é muito promissor na questão de produção de energia. Mas a demanda também tem crescido muito. Por exemplo: há 20 anos não se tinha uma casa com dois celulares. Hoje em dia, todos os moradores da casa têm um celular ou dois. E esse é um horizonte promissor para a geração de energia”, disse. 

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre bahia oil & gas energy 2024

Últimas