Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022

Acelen perto da independência

O CEO, Luiz de Mendonça, confirmou que em dezembro a Refinaria Mataripe será 100% independente da Petrobras

Por Fernanda Legey

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

A Acelen irá operar a Refinaria Mataripe de forma independente da Petrobras a partir de dezembro, disse o CEO Acelen, Luiz de Mendonça, na segunda-feira (26), durante a Rio Oil & Gas 2022. Após a venda da refinaria, que ocorreu em março de 2021, a Acelen contratou a petroleira e a Transpetro para operarem a instalação e seus ativos logísticos por um certo período.

O CEO informou que a refinaria terá 11 paradas programadas, sendo a primeira entre outubro e novembro, com o foco de recuperar a confiabilidade, “desgargalar onde for possível e modernizar onde for possível”. Os investimentos feitos na refinaria neste ano foram de R$ 1,1 bilhão e a expectativa é repetir o mesmo montante no próximo ano.

Sobre a política de preços, Mendonça disse que a empresa está em linha com o mercado internacional, praticando o preço de paridade de importação (PPI), e de olho no mercado doméstico, declarando que não perde venda e será competitivo. Ele mostrou que a maior parte dos investimentos será para tornar Mataripe mais flexível, onde a ideia é não estocar produtos e buscar aumentar a parcela de comercialização no mercado.

Mendonça acredita que o programa de privatização do refino deve continuar. O executivo destacou, ainda, que a Acelen é um grande cliente do petróleo brasileiro, mas que ainda não compra petróleo de outras petroleiras, além da Petrobras, como gostaria.

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rio oil and gas 2022

Últimas