Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022

BW Energy direciona foco para Golfinho

Estratégia é voltada ao processo de transição da operação e entrada em caixa da produção

Por Claudia Araujo Siqueira

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

A BW Energy espera assumir a operação dos polos de Golfinho e Camarupim, na Bacia do Espírito Santo, no primeiro trimestre de 2023. A companhia norueguesa vem trabalhando focada no processo de transição dos dois projetos de produção, adquiridos em junho de 2022, no programa de desinvestimento da Petrobras.

Golfinho e Camarupim estão sendo tratados pela BW Energy como prioritários no momento. O objetivo da companhia é agilizar ao máximo os trabalhos direcionados aos dois projetos para garantir a entrada de caixa e assim ampliar ainda mais a disponibilidade de recursos para o desenvolvimento do projeto de Maromba, também adquirido no programa de desinvestimento da Petrobras.

Embora a Petrobras ainda responda pela operação dos ativos e a operação de transferência dependa da aprovação  da ANP, a BW Energy vem agilizando algumas ações ligadas ao novo projeto. A companhia, que participa da Rio Oil & Gas 2022, já vem recrutando pessoal no mercado.

A produção do campo de Golfinho somou quase 10 mil boe/dia em maio deste ano. A exemplo de outros projetos de desinvestimento, o volume extraído deve crescer após a BW Energy assumir a operação.

A operação de venda dos polos de Golfinho e Camarupim recebeu o aval do Cade em julho deste ano. Os dois negócios compreendem os ativos de Golfinho, os campos de gás não associado de Canapu, Camarupim e Camarupim Norte, além do bloco BM-ES-23, único não integral, com participação de 65%.

Maromba

No que diz respeito ao projeto de desenvolvimento de Maromba, localizado na Bacia de Campos e adquirido em 2019, o plano da petroleira é colocar o campo em operação no final de 2024. O sistema será explotado pelo FPSO de Polvo, que será convertido no estaleiro Dry Docks, em Dubai.

A planta do FPSO de Polvo possui capacidade para produzir 90 mil bpd. O projeto de produção de Maromba contemplará oito poços – seis produtores e dois injetores. 

A BW Energy afretará uma sonda para perfurar os poços do projeto. A petroleira deverá ir ao mercado para contratar a unidade no final de 2023.

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rio oil and gas 2022

Últimas