Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022
Contagem regressiva para perfuração em Bacalhau
Equinor prepara campanha dos primeiros poços de desenvolvimento na Bacia de Santos
A campanha de perfuração da Equinor em Bacalhau vai ter início na primeira semana de outubro. O navio-sonda West Saturn, da Seadrill, já está na locação, sendo submetido aos acertos finais para entrar em operação.
A informação sobre o início de operação da sonda foi confirmada por Verônica Coelho, presidente da Equinor Brasil ao PetróleoHoje, durante a Rio Oil & Gas 2022. A campanha será voltada à perfuração dos poços de desenvolvimento de Bacalhau, campo localizado no cluster de Santos.
O West Saturn ficará afretado pelo prazo de quatro anos, atuando dedicado ao projeto. A sonda deixou o estaleiro Jurong, em Aracruz, no Espírito Santo, no final de agosto, após ser submetida a adaptações para atender às exigências contratuais da Equinor.
Bacalhau entrará em operação em 2024. O projeto será dividido em duas fases distintas. Na primeira, a Equinor prevê um total de 19 poços, sendo 11 produtores e quatro injetores de água.
O West Saturn não será a única sonda a operar em Bacalhau. A Equinor fechou contrato de afretamento com o DS-17, da Valaris, que também irá operar sob regime de dedicação exclusiva no projeto, a partir de junho/julho de 2023.
Bacalhau será o primeiro sistema de águas profundas da Equinor no Brasil. A primeira fase do projeto exigirá investimentos de cerca de US$ 8 bilhões.
O projeto terá um FPSO com capacidade para produzir 220 mil bpd, que está sendo construído pela Modec, no estaleiro Dalian, na China. O subsea do sistema está a cargo da Subsea 7.
A Equinor opera Bacalhau desde 2016. A companhia norueguesa possui 40% de participação, tendo como sócias a ExxonMobil (40%) e a Petrogal (20%).
Newsletter Opinião
Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia