Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022

Contagem regressiva para perfuração em Bacalhau

Equinor prepara campanha dos primeiros poços de desenvolvimento na Bacia de Santos

Por Claudia Araujo Siqueira

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

A campanha de perfuração da Equinor em Bacalhau vai ter início na primeira semana de outubro. O navio-sonda West Saturn, da Seadrill, já está na locação, sendo submetido aos acertos finais para entrar em operação. 

A informação sobre o início de operação da sonda foi confirmada por Verônica Coelho, presidente da Equinor Brasil ao PetróleoHoje, durante a Rio Oil & Gas 2022. A campanha será voltada à perfuração dos poços de desenvolvimento de Bacalhau, campo localizado no cluster de Santos. 

O West Saturn ficará afretado pelo prazo de quatro anos, atuando dedicado ao projeto. A sonda deixou o estaleiro Jurong, em Aracruz, no Espírito Santo, no final de agosto, após ser submetida a adaptações para atender às exigências contratuais da Equinor.

Bacalhau entrará em operação em 2024.  O projeto será dividido em duas fases distintas. Na primeira, a Equinor prevê um total de 19 poços, sendo 11 produtores e quatro injetores de água.

O West Saturn não será a única sonda a operar em Bacalhau. A Equinor fechou contrato de afretamento com o DS-17, da Valaris, que também irá operar sob regime de dedicação exclusiva no projeto, a partir de junho/julho de 2023.

Bacalhau será o primeiro sistema de águas profundas da Equinor no Brasil. A primeira fase do projeto exigirá investimentos de cerca de US$ 8 bilhões. 

O projeto terá um FPSO com capacidade para produzir 220 mil bpd, que está sendo construído pela Modec, no estaleiro Dalian, na China. O subsea do sistema está a cargo da Subsea 7.

A Equinor opera Bacalhau desde 2016. A companhia norueguesa possui 40% de participação, tendo como sócias a ExxonMobil (40%) e a Petrogal (20%).

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rio oil and gas 2022

Últimas