Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022

Desinvestimento da Petrobras ganhará reforço de peso no E&P

Depois de retirar Albacora do processo de venda, petroleira programa venda de novo ativo de bilhões

Por Claudia Araujo Siqueira

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

A Petrobras irá liberar um novo projeto de produção de grande porte de sua carteira no programa de desinvestimento. A informação foi antecipada por uma alta fonte da companhia, a mesma que revelou previamente ao PetróleoHoje em julho que Albacora não seria mais vendido e retornaria para a carteira de ativos da companhia.

O nome do ativo selecionado é mantido sob sigilo, mas segundo a fonte do PetróleoHoje o projeto conta com sócios. A liberação do teaser depende apenas do aval dos parceiros e deve ser disponibilizada em breve. “Voltamos com Albacora para a carteira, mas vamos colocar outro projeto de bilhões no mercado”, afirmou a fonte à reportagem.

Embora a Petrobras mantenha sigilo sobre o novo projeto a ser ofertado ao mercado, considerando a atual carteira da companhia, há chance do ativo ser localizado no cluster de Santos ou de Campos. Executivos consultados pelo PetróleoHoje recentemente e na Rio Oil & Gas 2022 especulam a possibilidade do negócio envolver projetos do porte de Sapinhoá, Júpiter ou Pão de Açúcar. 

Seja qual for o ativo, a entrega de propostas e o fechamento do negócio ficarão para 2023, quando provavelmente a Petrobras estará sob nova gestão, independentemente do resultado das eleições presidenciais.

Histórico de Albacora

A decisão da Petrobras de retirar Albacora do programa de desinvestimento foi motivada por divergência com a PRIO sobre o valor do ativo. A empresa foi selecionada como preferencial bider no teaser do projeto, com a proposta original pouco abaixo de US$ 2 bilhões, desbancando, na ocasião, a oferta da Enauta/3R Petroleum/Talos Energia/EIG Global Energy Partners. 

Depois de algumas rodadas de negociações, o grupo ofertante subiu o valor da oferta para cerca de US$ 3 bilhões, mas, ainda assim, a Petrobras considerou que a proposta estava abaixo da valorização interna prevista para o ativo.

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rio oil and gas 2022

Últimas