Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022

Mais um FPSO chega ao Brasil

O FPSO Almirante Barroso será submetido às atividades finais de comissionamento, no Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ)

Por Claudia Araujo Siqueira

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Programada para compor o 5º módulo de produção da Petrobras do campo de Búzios, a unidade da Modec será submetida aos procedimentos de desembaraço das autoridades brasileiras. Depois, seguirá para o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), onde será submetida às atividades finais de comissionamento.

O primeiro óleo do FPSO Almirante Barroso está previsto para ocorrer em 2023. A unidade foi convertida no estaleiro Cosco Dalian, na China, tendo iniciado a viagem para o Brasil em meados de  junho.

Capacitado para produzir 150 mil bpd de óleo  e processar 6 milhões de m3/d de gás, o FPSO Almirante Barroso será o primeiro sistema afretado do projeto de Búzios, que já conta com as unidades próprias FPSOs P-74, P-75, P-76 e P-77. O contrato de afretamento do Almirante Barroso foi assinado em 2019. 

A Petrobras contratou outros cinco FPSOs para o campo de Búzios, sendo um afretado da SBM - o Almirante Tamandaré, com entrada em operação prevista para 2024 e capacidade para produzir 255 mil bpd de óleo - e quatro próprios - a P-78 e 79, que estão sendo construídos pelos consórcios Keppel/Hyundai e Daewoo/Saipem, respectivamente, com capacidade para produzir 180 mil bpd e previsão de entrada em operação em 2025, e a P-80 e a P-83, projetadas para produzir 225 mil bpd de óleo e recém-contratadas ao Keppel Shipyard.

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rio oil and gas 2022

Últimas