Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022
Mais um FPSO chega ao Brasil
O FPSO Almirante Barroso será submetido às atividades finais de comissionamento, no Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ)
Programada para compor o 5º módulo de produção da Petrobras do campo de Búzios, a unidade da Modec será submetida aos procedimentos de desembaraço das autoridades brasileiras. Depois, seguirá para o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), onde será submetida às atividades finais de comissionamento.
O primeiro óleo do FPSO Almirante Barroso está previsto para ocorrer em 2023. A unidade foi convertida no estaleiro Cosco Dalian, na China, tendo iniciado a viagem para o Brasil em meados de junho.
Capacitado para produzir 150 mil bpd de óleo e processar 6 milhões de m3/d de gás, o FPSO Almirante Barroso será o primeiro sistema afretado do projeto de Búzios, que já conta com as unidades próprias FPSOs P-74, P-75, P-76 e P-77. O contrato de afretamento do Almirante Barroso foi assinado em 2019.
A Petrobras contratou outros cinco FPSOs para o campo de Búzios, sendo um afretado da SBM - o Almirante Tamandaré, com entrada em operação prevista para 2024 e capacidade para produzir 255 mil bpd de óleo - e quatro próprios - a P-78 e 79, que estão sendo construídos pelos consórcios Keppel/Hyundai e Daewoo/Saipem, respectivamente, com capacidade para produzir 180 mil bpd e previsão de entrada em operação em 2025, e a P-80 e a P-83, projetadas para produzir 225 mil bpd de óleo e recém-contratadas ao Keppel Shipyard.
Newsletter Opinião
Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia