Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022

Polo Onshore do Sebrae vai apresentar iniciativas em parceria com a Abpip na Rio Oil & Gas

Além de acompanhar missões empresariais no evento, que acontece de 26 a 29 de setembro, o polo vai apresentar o Petrosupply, ambiente de negócios digital que está sendo desenvolvido com a associações dos produtores independentes

Por Rosely Maximo

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

O segmento onshore será representado na Rio Oil & Gas pelo Polo de Referência Onshore do Sebrae, criado no final do ano passado para ser um hub de inteligência e fomento do setor. Liderado pela Bahia e integrado por outros sete estados com atividades terrestres - Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo – o polo vai acompanhar missões empresariais e apresentar iniciativas que está desenvolvendo em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip)

Aline Lobo, gestora do Sebrae Bahia e coordenadora do Polo Onshore (Foto: Sebrae)

“Na Bahia já realizávamos projetos de desenvolvimento de pequenos negócios e de inovação na cadeia produtiva desde 2004. Com a transferência dos ativos da Petrobras para novas operadoras, decidimos formar o Polo de Referência do Onshore, que tem um trabalho de governança e capacitação alinhado com a política nacional do Reate”, explica a gestora do Sebrae Bahia e coordenadora do polo, Aline Tourinho Lobo, ao PetróleoHoje..

Entre as soluções para fomentar os negócios que o polo vai apresentar está o Petrosupply, ambiente digital que o Sebrae está desenvolvendo em parceria com a Abpip. A primeira fase da plataforma foi apresentada na Mossoró Oil & Gás, em julho, e já oferece alguns conteúdos de inteligência, como catálogo de operadoras, vendor list, política de compras das empresas, boletim de oportunidades de negócios, entre outras informações, a princípio estáticas, que estão sendo levantadas em ações paralelas do Sebrae enquanto o complexo sistema é desenvolvido.

As primeiras operadoras cadastradas vieram da parceria com a Abpib, que tem 19 petroleiras entre os 33 associados. Rodadas de negócios foram realizadas para mapear as demandas das compradoras e, no evento em Mossoró, foram cadastrados fornecedores, cujos atestados e documentação vão ser avaliados para identificar a capacidade de atendimento à demanda. Grandes contratantes associados à Abpip também foram incluídos no painel do Petrosupply.

Para a Rio Oil & Gás a ideia é levar uma nova versão do site, integrado ao portal do Sebrae, com maior nível de detalhamento da demanda e novas informações, para que mais empresas possam se cadastrar. O portal vai ser apresentado no Fórum Onshore, que será realizado no dia 29 de setembro, último dia da Feira.

Quando estiver concluído – a meta, segundo Aline, é lançar o portal até julho de 2023 - o sistema vai funcionar de forma inteligente e dinâmica, cruzando as bases de dados georreferenciadas de operadores e fornecedores. “A gente brinca que é o Tinder do setor, porque vai promover um ambiente de match de encontro, relacionamento de troca e, na hora de efetivar a contratação, segue para o ambiente exclusivo de cada operadora”, diz Aline.

Junto com o Polo Offshore, criado em fevereiro, o Polo Onshore estará na Ilha Sebrae, espaço que o Sebrae vai disponibilizar no evento para as empresas atendidas através dos estados.

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rio oil and gas 2022

Últimas