Revista Brasil Energia | Rio Oil and Gas 2022

Repsol Sinopec Brasil e TideWise desenvolvem sistemas autônomos para aplicação offshore

Após o sucesso do projeto Ariel, de detecção de manchas de óleo no mar, as companhias estão desenvolvendo o projeto Usis, para o monitoramento de infraestruturas no offshore

Por Ana Luisa Egues

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Após o sucesso do projeto Ariel (Autonomous Robot for Identification of Emulsified Liquids), que consiste em um sistema não tripulado para inspeção e monitoramento da presença de óleo no mar, a Repsol Sinopec Brasil e a TideWise estão desenvolvendo o projeto Usis (Uncrewed Subsea Inspection System), também com o objetivo de inspecionar ativos offshore, informou a Repsol em comunicado na segunda-feira (26).

O Usis possui como principal objetivo integrar um ROV ao USV Tupan (embarcação desenvolvida pela TideWise), sendo que ambos os veículos serão equipados com sensores. Essa tecnologia permitirá que operadores remotos possam monitorar cabos de amarração, oleodutos e gasodutos submarinos, cascos de FPSOs, estruturas submersas de fazendas eólicas offshore e shore approach de dutos ou cabos submarinos, além de permitir realizar limpezas em incrustações nas superfícies submersas.

“Esse sistema permitirá a redução de até 70% do custo operacional e de até 95% do consumo de combustível, aumentando a segurança das operações e melhorando a qualidade dos dados coletados. O projeto Usis permitirá à indústria marítima brasileira se posicionar na vanguarda do desenvolvimento de embarcações de suporte à ROV totalmente autônomas, além de evidenciar o nosso pioneirismo na integração de sistemas robóticos complexos”, disse Rafael Coelho, CEO da TideWise, em comunicado.

Por sua vez, o projeto Ariel – que foi vencedor do Prêmio ANP de Inovação 2020 e, atualmente, está em sua segunda fase – consiste no desenvolvimento de um sistema robótico composto pelo USV Tupan, um veículo aéreo não tripulado (Vant), um sistema de amostras de água e um pacote de sensores meteoceanográficos, para a detecção de manchas de manchas de óleo no mar. As empresas estão realizando, durante a Rio Oil & Gas 2022, uma demonstração do sistema autônomo do Ariel na Baía de Guanabara, com transmissão ao vivo nos estandes da companhia.

“O Ariel e o Usis são iniciativas estratégicas dentro do portfólio de Pesquisa e Desenvolvimento da RSB, que está alinhado aos eixos de sustentabilidade do Grupo Repsol e tem como foco segurança, meio ambiente e inovação e tecnologia. Além da detecção de óleo no mar, a integração destes projetos vai nos permitir avançar em novos recursos, como a comunicação por satélite e a medição de potencial eólico offshore”, destacou Marcelo Andreotti, gerente de Pesquisa em Instalações de Produção e Operações da Repsol, em comunicado.

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rio oil and gas 2022

Últimas