Revista Brasil Energia | ROG.e 2024

Equinor, IBP e SBM lançam programa para capacitar mão de obra offshore

Programa Offshore do Futuro irá preparar 16 profissionais para o mercado e contará com bolsas para dedicação exclusiva dos alunos

Por Ana Luisa Egues

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Foto: Divulgação IBP

Equinor, IBP e SBM Offshore lançaram, na ROG.e 2024, o Programa Offshore do Futuro, que vai capacitar 16 profissionais por ano para atuarem no mercado offshore brasileiro. O programa possui, como objetivo, atender a demanda crescente por trabalhadores offshore qualificados.

Dividido em quatro núcleos e com aproximadamente quatro meses de duração, o curso possui disciplinas teóricas que contemplam aspectos de segurança e meio ambiente, sistemas submarinos, tubulações e práticas, quando os alunos poderão se aperfeiçoar em alinhamento e operação de equipamentos, habilidades básicas de manutenção e inspeção, entre outros.

As aulas teóricas serão nas instalações do IBP, no centro do Rio de Janeiro (RJ), e as práticas serão realizadas no Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), em Duque de Caxias (RJ) – que conta, em sua infraestrutura, com cinco laboratórios disponíveis.

A iniciativa exige dedicação exclusiva de seus participantes e, por isso, prevê bolsa-auxílio durante sua extensão. Há a possibilidade de contratação após a conclusão do curso.

Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter concluído o ensino técnico nas áreas de mecânica, elétrica, eletrônica, química, O&G ou automação; ter CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais) válida (comprovando protocolo em instituição reconhecida e credenciada ao MEC); inglês intermediário; e ter, no mínimo, 18 anos.

O edital para as inscrições será lançado até o final de outubro.

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rog.e 2024

Últimas