Revista Brasil Energia | ES Oil&Gas Energy 2024

Imetame vai investir até US$ 30 milhões em Rio Ipiranga

Investimento será feito até o fim de 2024, com o objetivo de aumentar a produção do campo, situado na bacia terrestre do Espírito Santo

Por Rosely Maximo

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Campo Rio Ipiranga, operado pela Imetame no Espírito Santo (Foto: Imetame)

A Imetame Energia vai investir entre U$ 25 milhões e U$ 30 milhões até o final do ano no campo de Rio Ipiranga, no onshore do Espírito Santo, com o objetivo de aumentar a produção do ativo, informou o diretor de E&P da empresa, Miguel Nuñez, em entrevista à Brasil Energia.

Situado no município de Linhares, Rio Ipiranga é operado pela Imetame com 50% de participação, tendo como sócia a IPI. Atualmente três sondas, todas próprias da empresa, estão em operação no campo, para perfuração e workover de um total de sete poços. “A verticalização está no DNA da Imetame. Temos sondas próprias, todos os equipamentos de teste, laboratórios, equipes completas, inclusive para fazer nossas locações”, ressaltou Nuñez.

A Imetame Energia, parte do Grupo Imetame, tem 12 campos em produção, sozinha ou em parceria, nas bacias do Recôncavo, Tucano Sul e Espírito Santo, dos quais nove produzem óleo e três gás natural. A companhia ainda possui quatro termelétricas em Camaçari, Bahia – Prosperidade 1, 2, 3 e 4, e blocos exploratórios nas bacias do Espírito Santo, Recôncavo, São Francisco e Tucano Sul.

A produção total da empresa está em 600 bpd de óleo e 640 mil m³/dia de gás, quando as quatro térmicas estão despachando. A meta é elevar a produção da companhia para 3 mil bpd de óleo.

O diretor destacou que o escoamento da produção de óleo é o grande desafio do estado, já que hoje é feito via Terminal Norte Capixaba ou através do uso de carretas. “Se você me pedir para fazer uma listinha para o Papai Noel no fim do ano, seria ter uma refinaria no estado”, brincou Nuñez. O investimento em refino não está nos planos da empresa a curto prazo. “Mas qualquer empresa que quiser vir pra cá investir, nós temos demanda e temos óleo”, completou, lembrando que o Espírito Santo é o terceiro maior produtor de petróleo do país.

De acordo com Nuñez, o Grupo Imetame, que também atua em metalmecânica, pedras naturais e logística, tem como maior projeto, no momento, o Imetame Logística Porto, em construção em Aracruz. Quando estiver concluído, será o de maior calado do país, ultrapassando o Porto de Santos.

Assista à entrevista completa de Miguel Nuñez para a Brasil Energia

 

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre es oil&gas energy 2024

Últimas