OTC Brasil começa dia 28 focada em inovação e transição energética

Revista Brasil Energia | OTC Brasil 2025

OTC Brasil começa dia 28 focada em inovação e transição energética

Conferência e exposição terão mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 200 expositores, dezenas de sessões técnicas e arenas temáticas, e deve receber mais de 24 mil visitantes, sendo importante vitrine internacional para as tecnologias desenvolvidas no Brasil

Por Eliane Velloso

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Edição de 2023 da OTC Brasil (Foto: Divulgação IBP)

A OTC Brasil 2025, principal encontro do setor offshore na América Latina começa na próxima terça-feira (28), no ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro, e vai até o dia 30, com uma programação voltada para a inovação e transição energética, além dos grandes desafios tecnológicos da atividade. O evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e pela Offshore Technology Conference (OTC) é uma importante vitrine internacional para as tecnologias desenvolvidas no Brasil e uma plataforma de diálogo sobre o futuro energético global. 

A conferência e exposição terão mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 200 expositores, dezenas de sessões técnicas e arenas temáticas, consolidando-se como o maior espaço de networking técnico e executivo da indústria offshore no Brasil. A expectativa do IBP é que a OTC Brasil 2025 supere o público visitante da edição de 2023, com mais de 24 mil participantes.

Segundo o IBP, a programação de 2025 reflete o momento de transformação da indústria, sob o tema “The Future of Deepwater Technologies: Connecting Oil & Gas and Renewables”, que conecta a expertise brasileira em águas profundas à transição energética global. Estão confirmados painéis e plenárias com executivos de empresas como Petrobras, Shell, TotalEnergies, Equinor, Chevron, SLB, Halliburton, TechnipFMC, BW Energy, Brava Energia, TBG e Prio.

Entre os destaques estão as sessões “Exploring the Equatorial Margin”, “Women at the Forefront of Energy Innovation”, “CCUS and Initiatives to Reach Net Zero”, e “Digitalization in Offshore Operations: The Role of AI in Tackling Industry's Biggest Challenges”, além das conferências sobre eólica offshore e monetização de gás natural na América do Sul.

A cerimônia de abertura, dia 28, contará com a presença de Roberto Ardenghy, presidente do IBP; Maiza Pimenta Goulart, Chair da OTC Brasil 2025; Artur Watt, diretor geral da ANP, Magda Chambriard, presidente da Petrobras; Patrick Brunnings - Ministro do Suriname; José Alexandre Barroso, Secretário de Petróleo e Gás de Angola; Carlos Mastrangelo, representante do board OTC; Clécio Luis, Governador do Amapá.

Durante o evento, executivos como Cristiano Pinto da Costa (Shell Brasil), Olivier Bahabanian (TotalEnergies), Jim Sessions (Baker Hughes) e Magda Chambriard (Petrobras) participarão da série Executive Dialogues, que discutirá os rumos da indústria, novas tecnologias e desafios da transição energética.

“A OTC Brasil é uma vitrine do que o país tem de mais avançado em tecnologia offshore — um espaço de conexão entre a expertise brasileira e o futuro da transição energética global. Este é um momento de afirmação da liderança do Brasil em inovação, sustentabilidade e diálogo internacional sobre energia”, reforça Roberto Ardenghy, presidente do IBP.

Outro ponto em destaque na programação da OTC Brasil 2025 será o Pitch iUP Innovation Connections, promovido pelo iUP – hub de inovação do IBP, que dará visibilidade a startups com soluções tecnológicas aplicáveis ao setor de óleo, gás e energia. Até 15 startups foram selecionadas para apresentar seus projetos a investidores e grandes companhias durante o evento, reforçando o protagonismo da inovação aberta na cadeia de valor do setor.

A OTC Brasil também realizará a tradicional cerimônia do “Distinguished Achievement Award”, que este ano homenageará Ronaldo Rossi, por sua contribuição ao desenvolvimento de sistemas de ancoragem em águas profundas, e o projeto Búzios 7 da Petrobras, reconhecido pela execução eficiente e inovadora de um complexo empreendimento offshore.

Na programação social, o evento abriu a semana com o “Feijoada in Rio”, realizado no Hotel Fairmont, em Copacabana — um encontro que celebra a cultura e a hospitalidade brasileira, reunindo executivos, autoridades e representantes de empresas globais em um ambiente de networking informal e integração cultural. 

Participantes poderão terão masterclass com imersão inédita

A programação oficial da OTC Brasil 2025 oferecerá aos participantes do evento na segunda-feira (27) a Masterclass OTC Brasil by UnIBP, que nesta edição terá uma imersão inédita em liderança, inovação e transformação digital, conduzida por especialistas internacionais e executivos de referência no setor de energia, realizada na sede do instituto  (Av. Almirante Barroso, 52 – 26º andar, Rio de Janeiro).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento (www.otcbrasil.org/masterclass), com vagas limitadas e certificação exclusiva para os participantes. 

De acordo com Karen Cubas, gerente da UnIBP, as masterclasses representam uma oportunidade única de aprendizado e conexão entre profissionais que estão à frente das transformações tecnológicas e sustentáveis da indústria”. Ela reforça que “a proposta é proporcionar uma experiência prática e de alto nível técnico, que prepare os participantes para os desafios da transição energética e para o uso estratégico da tecnologia na gestão e operação de negócios”.

A programação começa às 9h com a masterclass “Leadership and Collaborative Innovation for the Energy Transition”, ministrada por Jane Stricker, vice-presidente sênior da Houston Energy Transition Initiative (HETI), vinculada ao Greater Houston Partnership. Com mais de duas décadas de experiência em liderança na BP, Jane é uma das principais vozes globais em descarbonização e inovação colaborativa.

Ela coordenou o estudo nacional dos Estados Unidos sobre captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) em parceria com o U.S. Department of Energy, e atua nos conselhos da Greentown Labs, maior incubadora de tecnologias climáticas do mundo, e da BCarbon, organização voltada à regeneração ecológica. A aula, conduzida em inglês, abordará estratégias de liderança sustentável, construção de ecossistemas colaborativos e práticas de inovação para acelerar a transição energética.

Na parte da tarde, a partir das 12h, será realizada a masterclass “Inteligência Artificial Aplicada à Otimização de Negócios: Revolucionando Operações na Indústria de Óleo e Gás”, ministrada por Felipe Rojo, especialista sênior da Amazon Web Services (AWS) Brasil.

Com mais de 10 anos de experiência em Inteligência Artificial e Machine Learning, Rojo lidera projetos voltados à transformação digital, automação industrial e aprimoramento da experiência do cliente. Durante a aula, ministrada em português, ele apresentará casos práticos de aplicação de IA conversacional, visão computacional e ciência de dados, demonstrando como as novas tecnologias estão revolucionando processos, elevando a produtividade e fortalecendo a competitividade da indústria de energia.

As Masterclasses OTC Brasil 2025 oferecem benefícios exclusivos aos participantes: acesso direto a especialistas internacionais, networking com líderes e executivos de referência no setor, certificação de participação emitida pelo IBP e pela OTC Brasil, além de conteúdos de alta aplicabilidade voltados à inovação e à sustentabilidade.

Veja outras notícias sobre otc brasil 2025

Últimas