Revista Brasil Energia | ROG.e 2024

IBP e Petrobras firmam convênio para aumentar participação feminina no offshore

Parceria dará início ao projeto “O Mar Também é Delas”, cujo objetivo é fomentar a equidade de gênero no setor e atrair mais operadoras para o movimento

Por Redação

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

A diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, e o presidente do IBP, Roberto Ardenghy, na celebração do convênio (Foto: Fernanda Sabença)

A Petrobras e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) celebraram convênio no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (29), para o projeto “O Mar Também É Delas”, que tem o objetivo de aumentar a participação de mulheres na atividade de petróleo offshore. Estiveram presentes no evento a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi, e do Presidente do IBP, Roberto Ardenghy.

De acordo com comunicado das parceiras, a iniciativa será coordenada pelo IBP, e o plano de ação será baseado em pesquisa de opinião a ser realizada com mulheres que já trabalham embarcadas. Com o resultado, um grupo de trabalho vai propor soluções de melhoria das condições de trabalho e igualdade de oportunidades, que serão repercutidas junto ao setor e aos tomadores de decisão, ampliando ainda o debate com a sociedade.

“Queremos que cada vez mais mulheres desbravem as águas da nossa indústria de óleo e gás. Todo ambiente é mais saudável, produtivo e inclusivo quando há diversidade na equipe. A maior presença feminina será fundamental para ampliar a riqueza de olhares e para construir melhores resultados para todo o setor de energia. A equidade de gênero é um compromisso da Petrobras, e convidamos as demais empresas para se juntarem a nós nessa onda de transformação social e laboral”, declarou a Diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

Petrobras e IBP esperam atrair, com o convênio, outras empresas e operadoras do setor de energia, historicamente com maior presença masculina, para a consolidação das estratégias do “O Mar Também É Delas”.

“Como representante da indústria de petróleo e gás, o IBP tem um compromisso com a promoção da diversidade e igualdade de oportunidades no setor. Em colaboração com as empresas, vamos somar forças para fomentar um ambiente diverso, seguro, inclusivo e de igual oportunidade para todos. Esse movimento conjunto impulsionará uma maior participação feminina em um dos segmentos fundamentais para a nossa indústria”, afirmou o presidente do IBP, Roberto Ardenghy.

O projeto também prevê o prêmio “O Mar Também É Delas”, para dar visibilidade às mulheres que se destacam em suas funções e resultados, indicadas pelas empresas participantes.

O programa será lançado oficialmente em setembro deste ano, durante a ROG.e (Rio Oil & Gas).

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre rog.e 2024

Últimas