 
    
    Porto do Açu e Sistac assinam MoU para estudar descomissionamento
Porto do Açu e Sistac assinam MoU para estudar descomissionamento
O acordo, assinado na OTC Brasil 2025, prevê o potencial fornecimento de serviços para a etapa de pré-desmantelamento de plataformas e outras unidades offshore, como inspeção, manutenção e reparo de estruturas
 
        O Porto do Açu e a Sistac assinaram, na quarta-feira (29), na OTC Brasil 2025, um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) para estudo de oferta conjunta de serviços de descomissionamento no complexo portuário localizado em São João da Barra (RJ).
“A parceria integra a estratégia do Porto do Açu para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil, o que abrange as etapas de acostamento temporário, realizado no Açu desde 2024, pré-desmantelamento e desmantelamento”, explicou Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária e Serviços do Porto do Açu, segundo o comunicado.
O acordo prevê o potencial fornecimento de serviços para a etapa de pré-desmantelamento de plataformas e outras unidades offshore, como inspeção, manutenção e reparo de estruturas. Entre as atividades que poderão ser realizadas estão limpeza de casco, corte de amarras, pull out (desconexão e retirada dos equipamentos subaquáticos durante o descomissionamento), solda e manutenção de chapa.
Atualmente, o Açu dispõe de cais com capacidade para atender simultaneamente até três plataformas em atividades de pré-descomissionamento, com possibilidade de expansão para até dez unidades.
Veja outras notícias sobre otc brasil 2025
 
    
     
                 
            
 
            


 
     
     
     
    