
CEO da Organização, José Guilherme Nogueira, enalteceu a força dos canavicultores em painel realizado pela Canaoeste
Orplana fala da importância de consenso para fortalecimento
CEO da Organização, José Guilherme Nogueira, enalteceu a força dos canavicultores em painel realizado pela Canaoeste

Durante participação em um painel promovido pela Canaoeste, na 31ª Fenasucro & Agrocana/Fenabio – Feira Internacional de Bioenergia, que começou na manhã de terça-feira (12), em Sertãozinho/SP, o CEO da Orplana - Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil, José Guilherme Nogueira, ressaltou em sua fala a importância dos produtores de cana no setor sucroenergético e a necessidade de respeito às instituições que representam tanto os canavicultores quanto a indústria.
“Sem dúvida nenhuma não existe indústria sem produção. É preciso destacar a relevância do produtor. A única coisa que nós, que defendemos os interesses do produtor, pedimos é o respeito às instituições”, disse.
Nogueira ressaltou que o canavicultor tem seus pleitos e busca por sustentabilidade. “A vida do produtor é cheia de desafios, mas ninguém quer prejudicar a usina. A Orplana trabalha o que cabe ao direito dele e defende o que está pré-determinado. Vamos sempre fazer o que foi acertado, combinado e assinado. Vamos resolver de mãos dadas, com o objetivo de garantir segurança para todos”, ressaltou se referindo à relação com a indústria.
O CEO também apontou a necessidade da união das associações e federações de produtores em todo o Brasil para assegurar o respeito ao canavicultor, mantendo-o no papel central do setor. “A Canoeste faz isso muito bem, assim como as 35 associações e federações de agricultura do Brasil inteiro, de Alagoas até São Paulo, passando por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Todas trabalham para que isso aconteça de maneira efetiva”, declarou.
Ao final, Nogueira agradeceu à Canaoeste pela organização do painel na Fenasucro e pela contribuição ao desenvolvimento do setor sucroenergético.
Veja outras notícias sobre fenabio 2025
