
InterMoor leva para a OTC operação de sucesso em descomissionamento de FPSO
Com 19 anos de atuação no Brasil, atualmente empresa realiza está acompanhando a Petrobras e outros operadores nos projetos de descomissionamento de 12 FPSOs nas regiões da Bacia de Campos e do Nordeste (Sergipe e Alagoas)

Na OTC de Houston, a InterMoor está divulgando sua atuação em soluções de ancoragem e descomissionamento, enfatizando as operações que tem participado com segurança, eficiência e inovação.
Marcos Passos, diretor-geral da Intermoor do Brasil, contou que a empresa realizou com sucesso o descomissionamento de um FPSO na Bacia de Campos para um operador cujo nome preferiu não revelar e o rebocou até a Europa, como parte do contrato com esse cliente. Em relação às linhas, a Intermoor as carregou em um navio para que o operador as vendesse como sucata, já que foram cortadas em pedaços.
A Intermoor atua há 19 anos no Brasil e atualmente realiza operações em 14 FPSOs. Com essa expertise no momento está acompanhando a Petrobras e outros operadores nos projetos de descomissionamento de 12 FPSOs nas regiões da Bacia de Campos e do Nordeste (Sergipe e Alagoas).
Parte do Acteon Group, a empresa atende em serviços de infraestrutura e energia offshore e oferece produtos e soluções para os setores de energia renovável, construção offshore em sistemas de petróleo e gás em todas as fases do ciclo de vida dos ativos. A Acteon fornece engenharia especializada, serviços e tecnologia para empresas que desenvolvem e operam infraestrutura offshore e atualmente opera no Mar do Norte, Golfo dos EUA, Singapura e Brasil.
A operação, foi conduzida com sucesso pelo time de operações da InterMoor do Brasil e sem registros de incidentes e acidentes, nas várias etapas. Esta incluiu a substituição do cabo de pull-in com fornecimento de spooling machine, fornecimento de materiais e suporte técnico para o plano de desancoragem da unidade, elaboração de plano de contingência, manejo na desconexão de risers e linhas de ancoragem e desconexão e recuperação das linhas de ancoragem, além da operação de reboque internacional.
“Tudo entregue no prazo, dentro do orçamento e sem acidentes” reforçou Passos, nesta entrevista durante a OTC. “O projeto demonstra a capacidade da InterMoor de entregar soluções completas e seguras, mesmo em ambientes desafiadores e sob restrições operacionais”, acrescentou o General Manager da InterMoor Brasil.
Além do setor de óleo e gás, a empresa tem explorado oportunidades com soluções de ancoragem adaptadas às novas demandas da transição energética. “Nosso papel é ficar prontos para os desafios de hoje e do futuro. A evolução da energia offshore exige soluções integradas, com foco em segurança, sustentabilidade e inovação – e é exatamente isso que a InterMoor entrega”, concluiu Marcos Passos.
Veja outras notícias sobre otc 2025
