
EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás
O trabalho técnico foi exposto na OTC 2025, em Houston, pela diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresentou um estudo sobre a integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025, em Houston, na quarta-feira (7). O trabalho chamado “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”, avalia alternativas técnicas e econômicas para o escoamento de biometano produzido a partir de resíduos da indústria sucroenergética, conectando sua produção à malha nacional de transporte de gás natural.
Elaborado pela equipe da EPE, o artigo apresenta um estudo de caso para analisar a viabilidade econômica de diferentes alternativas logísticas para integração do biometano à infraestrutura de gás natural, destacando o papel estratégico do aproveitamento de infraestrutura existente da cadeia de óleo e gás na viabilização da inserção de combustíveis renováveis na matriz energética brasileira.
Para além da comparação entre modais, o estudo ressalta a importância do planejamento logístico, da análise territorial e da articulação com produtores locais para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e alinhados à transição energética. “A EPE reforça, com essa iniciativa, seu compromisso com o fornecimento de subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas e o aprimoramento da infraestrutura energética do país”, afirmou a EPE.
O artigo foi elaborado pelos analistas Bianca Nunes de Oliveira, Gabriel Silva, Henrique Rangel, Gabriela Nascimento da Silva, Harnon Ramos, Luiz Paulo Barbosa e pelo superintendente adjunto Marcelo Alfradique, da Superintendência de Petróleo e Gás Natural (SPG), em coautoria com a diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloísa Borges, que apresentou o trabalho na OTC 2025.
Veja outras notícias sobre otc 2025
