Revista Brasil Energia | OTC 2025

José Formigli recebe prêmio na abertura da OTC 2025

Ex-diretor da Petrobras, engenheiro foi premiado por suas contribuições para a indústria offshore; Chevron ganhou o prêmio para empresas pelo projeto Anchor

Por Walter Colton

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

José Formigli recebe prêmio OTC Distinguished Award for Individuals (Foto: Divulgação/OTC)

José Formigli recebeu o prêmio OTC 2025 individual por sua longa carreira no Brasil, marcada por inovações nas Bacias de Campos e Santos e pelo apoio contínuo à OTC. Em seu discurso de agradecimento, ele disse ter enfrentado o desafio de montar um portfólio de tecnologias para responder às dificuldades da exploração.

“Sinto muito orgulho e humildade por receber esse reconhecimento da indústria. Em 1984, iniciei uma trajetória de aprendizado contínuo e de inovação. Cada projeto trazia desafios para ser seguro, ambientalmente responsável e economicamente viável. A indústria é sustentada pela tecnologia. O desafio agora é para os jovens e a educação em Stem (Science, Tehcnology, Engineer and Mathematics) ajudarem a enfrentar as novas demandas tecnológicas.” Ele agradeceu à sua família e aos colegas.

Formigli está sendo homenageado pelo trabalho desenvolvido por décadas na linha de frente da Petrobras, onde esteve até 2015. O seu último cargo foi como diretor de Exploração e Produção. Na empresa, o engenheiro participou diretamente do desenvolvimento da Bacia de Campos e do pré-sal. Formado pelo IME há 42 anos, ele hoje é CEO da Forsea Engenharia e trabalha como consultor técnico.

Na avaliação do Conselho Diretor da OTC 2025, “Formigli desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de campos em águas profundas, reunindo expertise operacional e técnica, abrangendo disciplinas críticas como completação de poços, engenharia submarina, garantia de fluxo e sistemas de ancoragem. Notavelmente, ele supervisionou a instalação bem-sucedida da primeira árvore de armazenamento submarina do mundo no campo de Marimbá — uma conquista pioneira que demonstrou sua expertise técnica e abordagem inovadora”.

Em entrevista exclusiva à Brasil Energia, publicada na edição de março, Formigli ressaltou a importância da premiação e que a engenharia brasileira deve se sentir representada. “Essa premiação demonstra que projetos de longo prazo no Brasil dão certo”, completou.

Chevron recebe prêmio para empresas

A Chevron recebeu o prêmio OTC 2025 de destaque como empresa pelo projeto Anchor, uma instalação de alto retorno e baixo carbono. Primeira do tipo, impulsionada por inovação, a Anchor está ajudando a Chevron a fornecer mais energia com segurança a partir do Golfo do México, uma das regiões com menor intensidade de carbono do mundo na produção de petróleo e gás.

O empreendimento, localizado a cerca de 225 km da costa da Louisiana, conta com dois centros de perfuração de produção acoplados a uma plataforma semissubmersível, com capacidade de produção de 75.000 barris/dia de petróleo e 28 milhões de pés cúbicos/dia de gás natural.

O projeto Anchor é viabilizado por tecnologia de alta pressão, projetado para operar com segurança em até 20.000 psi (libras por polegada quadrada), com profundidade de reservatório alcançando 34.000 pés abaixo da superfície do mar. A expectativa da Chevron é que a Anchor opere com segurança por décadas.

Veja outras notícias sobre otc 2025

Últimas