Revista Brasil Energia | ROG.e 2024
Vídeo: Alexandre Lima, diretor Comercial da Triunfo Logística
Alexandre Lima, diretor Comercial da Triunfo Logística, detalha projetos em curso para o pré-sal e perspectivas de novos negócios
Veja a vídeo-entrevista:
O diretor Comercial da Triunfo Logística, Alexandre Lima, explicou à Brasil Energia, em entrevista, que nos próximos anos haverá um crescimento na necessidade de bases de apoio no Brasil.
O executivo detalhou essa visão devido ao aumento do número de FPSOs, sendo importante uma base de fornecimento à infraestrutura que possa atender as importações dos materiais, como amarras, âncoras e linhas flexíveis.
“Nós já percebemos no mercado que há um andamento da Petrobras para que ela volte a ter o domínio dessas bases de apoio”, disse Lima. Segundo ele, as empresas detentoras das embarcações que lançam os equipamentos subsea é que estão afretando as bases de apoio.
No entanto, como a estatal está contratando a base de apoio para realizar o lançamento de materiais, há uma dupla tributação. “Acho que a Petrobras já percebeu isso. Talvez, ela queira fazer um bid para contratar diretamente a base logística”, prevê o diretor comercial.
Sobre o descomissionamento de FPSO, Alexandre Lima aponta que a base logística da Triunfo não é especializada para atender esse tipo de atividade. Portanto, está mapeando o mercado, observando alguns players que possuem capacidade para receberem plataformas deste porte.
“Acredito que vamos estar preparados para este tipo de descomissionamento no ano que vem”, disse Lima. Em relação aos materiais radioativos de ocorrência natural (Norm, em inglês), a companhia está em processo de qualificação pelo Centro Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a fim de obter, dentro da base, uma área para realizar o armazenamento do conteúdo radioativo. (Fernanda Legey)
Newsletter Opinião
Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia