Opinião
Alta rentabilidade com o baixo preço do petróleo
No Brasil, ainda há uma grande expectativa em relação ao pré-sal
Capitalizar os potenciais dólares para o futuro é essencial para manter a competitividade no setor de energia. A variação dos padrões de demanda provocada pela volatilidade dos preços do petróleo cru e das novas fontes do óleo pode afetar significativamente a rentabilidade de uma refinaria. O descompasso entre oferta e demanda levou a um excesso de oferta mundial. Desde agosto de 2014, o preço do produto no mercado internacional despencou em mais de 56%.
No Brasil, ainda há uma grande expectativa em relação ao Pré-sal. Com descobertas até agora estimadas em 40 bilhões de barris, o desafio será tornar rentável essa grande reserva. A extração em águas profundas, por exemplo, é extremamente cara e o atual cenário de preços baixos compele todas as empresas de energia a buscar eficiência operacional em todos os níveis possíveis.
Embora o mercado tenha criado oportunidades para as refinarias se beneficiarem do produto mais barato, a capacidade da reserva geral de refino já está acima de seu ponto mais baixo dos últimos anos, o que indica que haverá um longo período em que as refinarias serão forçadas a reduzir a capacidade de produção, enquanto se esforçam para serem operacionalmente eficientes. Nesse ponto, softwares de planejamento modernos e inovadores podem ajudar no planejamento de um verdadeiro ótimo global, capitalizando em cima de matérias-primas recentemente disponíveis ao mesmo tempo que aumentam a precisão sobre a previsão de rendimentos.
Tomando boas decisões na compra do petróleo cru
Determinar quais os óleos crus que serão mais rentáveis para operar e prever a demanda do produto requer as melhores ferramentas de planejamento para a tomada de decisões mais rápida e mais rentável. Reagir às discrepâncias entre o plano e o cronograma também é vital para explorar plenamente as decisões rentáveis ??na cadeia de abastecimento e ainda para ser capaz de capitalizar em cima de matérias-primas recentemente disponíveis, como ofertas globais de gás de xisto.
À medida que o preço do petróleo bruto varia, essas refinarias que estão acostumadas com o refino de petróleos crus “sujos” poderão mudar suas operações agora que os óleos crus mais leves, mais doces, são menos caros. A refinaria também pode identificar boas oportunidades de compra. Desse modo, o planejador tem de ser ágil o suficiente para determinar se o petróleo bruto é adequado e alterar o plano para acomodar a nova matéria-prima.
Com poderosas ferramentas de planejamento, é possível executar diferentes cenários de forma mais rápida, ganhando mais tempo para análise e para responder rapidamente aos traders, tomando decisões mais robustas em um ambiente dinâmico. Os sistemas de planejamento têm ajudado as refinarias a tomar decisões mais precisas. Os softwares mais avançados de planejamento, contudo, estão um passo à frente, encontrando o “ótimo global” em diversas refinarias, com suas diferentes condições de operação e tipos de óleo. Isso possibilita chegar a uma meta realista e ideal e alcançar o planejamento preciso que aumenta o lucro em todas as refinarias de uma única companhia.
O uso do software avançado de planejamento certo pode ajudar as empresas a reduzir drasticamente – de horas para minutos – os tempos de execução, o que permite que as empresas cheguem ao ponto de decisão ainda no início do processo. Como resultado, mais tempo pode ser gasto na análise de um maior número de resultados e cenários diferentes. O software certo desmistifica o planejamento ao fornecer dados mostrados claramente com uma interface fácil de usar, em uma plataforma comum disponível para todos os principais interessados.
Obter uma vantagem no setor de energia é essencial no mercado de hoje. Ser capaz de analisar rapidamente e produzir diferentes cenários leva a resultados rápidos. Ao abrirem a porta de entrada para um mundo de novas oportunidades, as refinarias estarão melhor equipadas para explorar maneiras diversas de otimizar o planejamento, fazer crescer o negócio e aumentar o lucro.
Sean Arnold é VP de vendas da AspenTech na América Latina